Reunião de Estudo Temporario ESDE Tomo Unico e Tomo 1 – Espiritismo: Doutrina e Movimento (68)

Ano VII - 07/08/2011
Estudo Sistematizado da Doutrina Espirita
Resumo Tomo Unico e Tomo 1

Espiritismo: Doutrina e Movimento

1- Conceito do Espiritismo
O termo Espiritismo foi criado por Allan Kardec pelas razões que ele mesmo explica na Introdução de O Livro dos Espíritos:
“Para se designarem coisas novas são precisos termos novos. Assim o exige a clareza da linguagem, para evitar a confusão inerente à variedade de sentidos das mesmas palavras. Os vocábulos espiritual, espiritualista, espiritualismo têm acepção bem definida. Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo. Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria, é espiritualista. Não se segue daí, porém, que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em vez das palavras espiritual, espiritualismo, empregamos, para indicar a crença a que vimos de referir-nos, os termos espírita e espiritismo, deixando ao vocábulo espiritualismo a acepção que lhe é própria. Diremos, pois, que a doutrina espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se quiserem, os espiritistas. O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que dimanam dessas mesmas relações. Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal.
Embora seus princípios sejam comprovados experimentalmente, o que lhe confere também o caráter científico, o Espiritismo é uma doutrina filosófica de efeitos religiosos, como qualquer filosofia espiritualista, pelo que forçosamente vai ter às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura. Mas, não é uma religião constituída, visto que não tem culto, nem rito, nem templos e que, entre seus adeptos, nenhum tomou, nem recebeu o título de sacerdote ou de sumo-sacerdote.
O Espiritismo se apresenta sob três aspectos diferentes: o das manifestações, o dos princípios e da filosofia que delas decorrem e o da aplicação desses princípios. Daí, três classes, ou, antes, três graus de adeptos:
1. Os que crêem nas manifestações e se limitam a comprová-las; para esses, o Espiritismo é uma ciência experimental;
2. Os que lhe percebem as conseqüências morais;
3. Os que praticam ou se esforçam por praticar essa moral.
Qualquer que seja o ponto de vista, científico ou moral, sob que considerem esses estranhos fenômenos, todos compreendem constituírem eles uma ordem, inteiramente nova, de idéias que surge e da qual não pode deixar de resultar uma profunda modificação no estado da Humanidade e compreendem igualmente que essa modificação não pode deixar de operar-se no sentido do bem .
Assim, consoante as palavras de Kardec, podemos identificar o tríplice aspecto do Espiritismo:
a) científico –– concernente às manifestações dos Espíritos;
b) filosófico –– respeitante aos princípios, inclusive morais, em que se assenta a sua doutrina;
c) religioso –– relativo à aplicação desses princípios.



2- Movimento Espírita
É o conjunto de atividades que têm por objetivo estudar, divulgar e praticar a Doutrina Espírita, contida nas obras básicas de Allan Kardec, colocando-a ao alcance e a serviço de toda a Humanidade. As atividades que compõem o Movimento Espírita são realizadas por pessoas, isoladamente ou em conjunto, e por Instituições Espíritas. As instituiçoes compreendem:
- Os grupos, Centros ou Sociedades Espíritas que desenvolvam atividades gerais de estudo, difusão e pratica da Doutrina Espírita e que podem ser de pequeno, médio ou grande porte.
- As entidades federativas que desenvolvem as atividades de união das Instituições espíritas
- Entidades Especializadas, que desenvolvem atividades espíritas especificas, tais como assistência e promoção social e de divulgação doutrinaria.
- Os Pequenos Grupos de Estudo do Espiritismo, fundamentalmente voltados para o estudo inicial da Doutrina.

Movimento espírita é a ação dos espíritas enquanto Doutrina Espírita e o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e a Gênese.
Todas as demais obras espíritas, por mais preciosas que sejam ou venham a ser, são e serão obras complementares, sem que isso diminua o extraordinário valor de muitas delas, pois a Doutrina é como definiu o Codificador, essencialmente progressiva. A doutrina Espírita esta imune a deturpações, porque qualquer idéia ou conceito que se mostre incompatível com os princípios consagrados nas obras da Codificação, poderá ser tudo, menos Espiritismo. Já o Movimento Espírita, por ser movimento Livre de pessoas e instituições humanas, sem obrigações de obediência compulsória a hierarquias religiosas que não possuímos, não goza da mesma imunidade, exigindo em razão disso de cada espírita de cada grupo e ou instituição, uma vigilância permanente, para que nenhuma deturpação comprometa o ideal que abraçamos.
Cuidemos para que a doutrina se apresente sempre com sua pureza original, buscando vivenciar os princípios enquanto realizamos as atividades que competem dentro do Movimento Espírita.

"Não devemos especificar os deveres do espírita cristão, porque palavra alguma poderá superar a exemplificação do Cristo, que todo o discípulo deve tomar como roteiro da sua vida. Que o espiritista, nas suas atividades comuns, dispense o Maximo de indulgencia para com os seus semelhantes, sem nenhuma para consigo mesmo, porque, antes de cogitar da iluminação dos outros, devera buscar a iluminação de si mesmo, no cumprimento de suas obrigações. " O CONSOLADOR – EMMANUEL

“Somente o espiritismo bem entendido e bem compreendido, pode tornar-se, conforme disseram os Espíritos, a grande alavanca da transformação da humanidade”.
“Se porem o espiritismo não pode escapar as fraquezas humanas, com os quais se tem de contar sempre, pode todavia neutralizar-lhes as conseqüências e isto e o essencial.” Kardec


Comentários