Reunião de Estudo: Livro dos Médiuns (1)

Ano VII - 19/04/2011
Reunião Primeira

Ensino especial dos Espíritos sobre a teoria de todos os gêneros de manifestações, os
meios de comunicação com o mundo invisível, o desenvolvimento da mediunidade, as
dificuldades e os tropeços que se podem encontrar na prática do Espiritismo


Introdução (resumo)
A experiencia nos confirma todos os dias que as dificuldades e as decepções que encontramos na prática do Espiritismo tem sua origem na ignorância dos princípios dessa ciencia, e estamos felizes por constatar que o trabalho que temos feito para precaver os seus seguidores sobre as dificuldades desse aprendizado produziu seus frutos, e muitos devem a leitura desta obra te-las evitado.
Um desejo bastante natural dos espiritas é entrar em comunicacao com os Espiritos, é para lhes aplainar o caminho que se destina esta obra.
Estaríamos igualmente enganados se acreditassemos encontrar nesta obra uma receita universal e infalível para formar mediuns. Ainda que em cada um haja o germe das qualidades necessarias para tornar-se medium (pessoa que pode servir de intermediario entre os Espiritos e os homens).(N.E), essas qualidades existem em estagios muito diferentes, e seu desenvolvimento possui causas que nao dependem de ninguem faze-las desabrochar, assim com se dá na poesia, pintura, música. Não se formam artistas sem que eles tenham o genio dessas artes: elas guiam os que possuem essas faculdades naturais. Ocorre o mesmo com este trabalho, seu objetivo é indicar os meios de desenvolver as mediunidades tanto quanto o permitam as disposicoes de cada um e principalmente, de orientá-las com segurança quando a faculdade existe. Mas esse nao é o objetivo essencial a que nos propusemos. Como instrução prática, esta leitura se destina a todos que observam os fenômenos espíritas e lidam com eles.
A prática do Espiritismo requer alguns cuidados e nao está isenta de inconvenientes que soh um estudo serio e completo pode prevenir. O Espiritismo fez grandes progressos desde alguns anos, mas fez um progresso imenso desde que entrou no caminho filosófico e passou a ser apreciado por pessoas esclarecidas.

NOÇÕES PRELIMINARES
Há Espíritos?
Tomemos como ponto de partida a existencia, a sobrevivencia e a individualidade da alma, da qual o espiritualismo (diz-se no sentido oposto ao do materialismo; crença na existência da alma espiritual e imaterial. O espiritualismo é a base de todas as religiões) (N.E.) é a demonstração teórica e dogmática e o Espiritismo é a demonstração patente. A partir do momento em que se admite a existência da alma e sua individualidade apos a morte, é preciso admitir tambem:

1) Que é de natureza diferente do corpo e, uma vez dele separada, não tem as propriedades
características do corpo;

2) Que possui consciência de si mesma, uma vez que se atribui a ela a alegria ou o
sofrimento; de outro modo seria um ser inerte, e assim de nada valeria para nós te-la.

Admitindo isso, essa alma terá que ir para alguma parte; em que se transforma e para onde vai?
Conforme a crenca comum, vai para o céu ou para o inferno; mas onde é o céu e o inferno?

Mas, dizei em vez disso que as almas levam sua felicidade ou infelicidade em si mesmas; que
sua sorte estah subordinada ao seu estado moral e que a reunião das almas simpáticas e boas é
uma fonte de felicidade; que, de acordo com seu grau de depuração, penetram e entreveem coisas inacessíveis as almas grosseiras, e todo mundo o compreenderá facilmente.

Dizei ainda que as almas somente chegam ao grau supremo pelos esforços que fazem para
melhorar e depois de uma série de provas que servem para sua depuração; que os anjos sao as
almas que chegaram ao último grau, grau este que todos podem atingir por sua vontade; que os
anjos são os mensageiros de Deus, encarregados de velar pela execução de seus desígnios em todo o universo, que são felizes com suas missões gloriosas,e dareis a sua felicidade um objetivo mais útil e mais atraente do que o de uma contemplação perpétua, que não seria outra coisa senão uma inutilidade perpertua; dizei,enfim que os demônios são nada mais, nada menos do que as almas dos maus ainda não depuradas, mas que podem chegar, como as outras, a mais elevada perfeição,e isso parecerá mais de acordo com a justiça e a bondade de Deus do que a doutrina de seres criados para o mal, perpetuamente voltados para o mal. Enfim, eis ai o que a razão mais severa, a lógica mais rigorosa o bom senso, em um palavra, podem admitir.

Essas almas que povoam o espaço são precisamente o que se chamam Espíritos; os Espíritos são a alma dos homens sem o seu corpo fisico.

E por que não poderia o Espírito se comunicar com o homem? O que eh o homem, senão um
Espírito aprisionado num corpo? Uma vez que as almas estao em todos os lugares, é natural
então pensar que, a de um ser que nos amou durante a vida venha para perto de nós, que deseje se comunicar conosco e que para isso se sirva de meios que estão a sua disposição.

Comentários