Reunião Publica (271) - O Evangelho Segundo o Espiritismo

Ano IX - 15/11/2015

CAPÍTULO XXVIII
COLETÂNEA DE PRECES ESPÍRITAS

I - PRECES GERAIS

Para os médiuns
8. Nos últimos tempos, diz o Senhor, difundirei do meu Espírito sobre toda
carne; vossos filhos e filhas profetizarão; vossos jovens terão visões e vossos velhos,
sonhos. Nesses dias, difundirei do meu Espírito sobre os meus servidores e servidoras, e
eles profetizarão. (Atos, cap. II, vv. 17 e 18.) (1)

5. PREFÁCIO. Estarem reunidas, em nome de Jesus, duas, três ou mais pessoas, não
quer dizer que basta se achem materialmente juntas. É preciso que o estejam espiritualmente,
em comunhão de intentos e de idéias, para o bem. Jesus, então, ou os Espíritos puros, que o
representam, se encontrarão na assembléia, O Espiritismo nos faz compreender como podem
os Espíritos achar-se entre nós. Comparecem com seu corpo fluídico ou espiritual e sob a
aparência que nos levaria a reconhecê-los, se se tornassem visíveis. Quanto mais elevados são
na hierarquia espiritual, tanto maior é neles o poder de irradiação. É assim que possuem o
dom da ubiqüidade e que podem estar simultaneamente em muitos lugares, bastando para isso
que enviem a cada um desses lugares um raio de suas mentes.
Dizendo as palavras acima transcritas, quis Jesus revelar o efeito da união e da
fraternidade. O que o atrai não é o maior ou menor número de pessoas que se reúnam, pois,
em vez de duas ou três, houvera ele podido dizer dez ou vinte, mas o sentimento de caridade
que reciprocamente as anime. Ora, para isso, basta que elas sejam duas. Contudo, se essas
duas pessoas oram cada uma por seu lado, embora dirigindo-se ambas a Jesus, não há entre
elas comunhão de pensamentos, sobretudo se ali não estão sob o influxo de um sentimento de
mútua benevolência. Se se olham com prevenção, com ódio, inveja ou ciúme, as correntes
fluídicas de seus pensamentos, longe de se conjugarem por um comum impulso de simpatia,
repelem-se. Nesse caso, não estarão reunidas em nome de Jesus, que, então, não passa de
pretexto para a reunião, não o tendo esta por verdadeiro motivo. (Cap. XXVII, nº 9.)
Isso não significa que ele se mostre surdo ao que lhe diga uma única pessoa; e se ele
não disse: "Atenderei a todo aquele que me chamar", é que, antes de tudo, exige o amor do
próximo; e desse amor mais provas podem dar-se quando são muitos os que exoram, com
exclusão de todo sentimento pessoal, e não um apenas. Segue-se que, se, numa assembléia
numerosa, somente duas ou três pessoas se unem de coração, pelo sentimento de verdadeira
caridade, enquanto as outras se isolam e se concentram em pensamentos egoísticos ou
mundanos, ele estará com as primeiras e não com as outras. Não é, pois, a simultaneidade das
palavras, dos cânticos ou dos atos exteriores que constitui a reunião em nome de Jesus, mas a
comunhão de pensamentos, em concordância com o espírito de caridade que ele personifica. (Capítulo X, nº 7 e nº 8; cap. XXVII, nº 2 a nº 4.)
Tal o caráter de que devem revestir-se as reuniões espíritas sérias, aquelas em que
sinceramente se deseja o concurso dos bons Espíritos.

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