Reunião de Estudo: O Passe Espírita - parte I (44)

No último Domingo o estudo do Livro dos Espíritos e Evangelho foi substituído pela leitura de textos relacionados ao Passe Espírita. O material apresentado foi baseado no Manual de Apoio do Preparador de Aplicação do Passe de Elsa Rossi do Spiritist Group of Brighton UK.

Passes e Fluidos

O Passe é um alívio aos sofrimentos morais, espirituais e físicos, ajudando aos que buscam este recurso, pela compreensão, pelo entendimento e conhecimento do que vem a ser o Passe Espírita. As Casas Espíritas não prometem curas, mas o esclarecimento sobre a Lei de Causa e Efeito para auxiliar as pessoas a conviverem com seus problemas, buscando a melhor solução diária com o concurso da Prece sem desesperos.

A OMS – Organização Mundial de Saúde na Constituição de 1948, enuncia a definição que se tornou um clássico nos círculos da saúde: “Saúde é um completo estado de bem-estar físico, mental e social, e não a meramente ausência de doença”. Pela Doutrina Espírita podemos definir a saúde como sendo “o equilíbrio do indivíduo no seu aspecto físico, psíquico, espiritual.

Nos ajuda a compreender o servico de passes quando relembramos os seguintes assuntos já estudado:

A. Fluidoterapia - é a utilização dos fluidos com finalidade terapeutica, para o tratamento dos enfermos. No movimento espírita, emprega-se a fluidoterapia para auxiliar aos enfermos físicos e espirituais, fraterna e gratuitamente.

a1. Fluidos - Os Espíritos atuam sobre os fluidos espirituais, não manipulando-os como os homens manipulam os gases, mas empregando o pensamento e a vontade. Sendo os fluidos o veículo do pensamento, este atua sobre aqueles como o som atua sobre o ar; eles nos trazem o pensamento como o ar nos traz o som. Pode-se, pois, dizer, com verdade, que há ondas nos fluidos e radiações de pensamento, que se cruzam sem se confundirem, como há, no ar, ondas e radiações sonoras.

B. Magnetismo - Quando duas mentes entram em sintonia uma de forma passiva e outra ativa, estabelece-se aí, uma corrente mental cujo efeito é o de plasmar condições pelas quais o "ativo" exerce influência sobre o "passivo". A isso denominamos magnetização. A força magnética reside, sem dúvida, no homem, mas é aumentada pela ação dos Espíritos que ele chama em seu auxílio. Se magnetizas com o propósito de curar, por exemplo, e invocas um bom Espírito que se interessa por ti e pelo teu doente, ele aumenta a tua força e a tua vontade, dirige o teu fluido e lhe dá as qualidades necessárias." (Livro dos Mediums – Mediuns Curadores – item 176)

C. Perispírito – o espírito, através do perispírito, assimila energias das mais diversas, de acordo com seu estado de maior ou menor equilíbrio, físico e espiritual. O Perispírito então metaboliza essas energias nos centros de força e as distribui em nosso organismo. Essas energias se manifestam em nossa aura, formando nosso “hálito mental”. O hálito mental caracteriza as energias e fluidos que emitimos ao nosso redor, transmitindo sensações e impressões decorrentes de sua “qualidade”.

Temos vários centros de forças tambem conhecidos por chakras, plexos. São portas receptoras. O Perispírito é o nosso filtro, onde são armazenados as energias luminosas ou deletéricas, mas uma vez dependendo de nossa sintonia com o bem ou mal, através de nossos pensamentos. Com isso preparamos o caminho dentro das Leis Divinas ou naturais, para nossa felicidade ou desditas.
________________________________________


1. O que é Passe Espirita? – é a doação de energias que nós colocamos ao alcance dos que se encontram com deficiências, de modo que eles possam ter centros vitais reestimulados e, em consequêncla disso, recobrem o equlíbrio ou a saúde, se for o caso. Divaldo Franco fala, no livro Diretrizes de Segurança que o Passe significa, no capítulo da troca de energias, o que a transfusão de sangue representa para a permuta das hemácias, ajudando o aparelho circulatório.

Então, para acontecer o Passe Espírita, ali se postam o receptor, o aplicador do passe ou o passista e o espírito encarregado da tarefa junto ao passista. O que decorre da sintonia com os Espíritos Superiores, o que convém considerar sintonia mental, não uma vinculação para incorporação.

Podemos dizer que o Passe atua diretamente sobre o perispírito, agindo de formas diferentes:

A. Mecanismo de assepsia, na limpeza do campo vibratório do paciente para or ecebimento de energias salutares. Facilitando até a maior absorção dessas energias.
B. Revitalizador, compondo as energias perdidas
C. Dispersante - Eliminando os excessos e distribuindo de maneira igual os fluidos doados ao longo do campo vibratório e por todos os chakras.
D. Auxiliando assim, na cura das enfermidades, a partir do reequilíbro do perispírito.

2. O que é Água Fluidificada - A água fluidificada nada mais é do que o magnetismo colocado pelos Benfeitores na água comum, potável, mineral, cristalina, contendo portanto alterações ocasionadas pelos fluidos salutares ali depositados para o equilíbrio de alguma doença ou enfermidade física ou espiritual. Deve ser usada adequadamente, como um medicamento. O uso da água fluidificada como medicamento refazedor e o Passe recomendados ao paciente, em hipótese alguma.

Adverte-nos o Ministério da Saúde que não se usem remédios sem necessidade, assim também se recomenda a todos que buscam o recurso da Terapia Espírita, só utilizar-se a água fluidificada quem estiver necessitando dela.

É hábito colocar água para fluidificar na hora da reunião semanal do Evangelho em Família, recomendado pelos Benfeitores, para a saúde e harmonia no relacionamento familiar.

Neste caso, o jarro com água para fluidificar beneficiará a todos. Em caso de alguém doente na família, recomenda-se colocar a água em vasilhame separado, para que os Benfeitores ali depositem o medicamento fluídico, proveniente da farmácia espiritual, de acordo com a necessidade do doente.

"A oração é prodigioso banho de forças, tal a vigorosa corrente mental
que atrai". (Nos Domínios da Mediunidade – Andre Luis, Francisco C. Xavier, Cap 17 – Serviço de Passes)
“—Cada prece, tanto quanto cada emissão de força, se caracteriza por determinado potencial de frequência e todos estamos cercados por Inteligências capazes de sintonizar com o nosso apelo, à maneira de estações receptoras.” (Entre a Terra e o Ceu, cap 1)

Comentários