Sobre João, o Batista

No dia das festas em homenagem a São João, você pode se confundir e perguntar de qual João estamos falando. João o evangelista - apóstolo amado de Jesus, ou João, primo de Jesus aquele por quem Ele foi batizado?! 
Por isso é importante esclarecermos, vamos relembrar com a dica das seguintes leituras:


João Batista foi: a voz clamante do deserto;  o símbolo da verdade;  “o maior de todos”
Vestido de peles e alimentando-se de mel selvagem, esclarecendo com energia e deixando-se  degolar em testemunho à Verdade, ele precedeu a lição da misericórdia e da bondade. O Mestre dos mestres quis colocar a figura franca e áspera do seu profeta no limiar de seus gloriosos ensinos e, por isso, encontramos em João Batista um dos mais belos de todos os símbolos imortais do Cristianismo.
(XAVIER, Francisco Cândido. Boa nova. Pelo Espírito Humberto de Campos. Cap. 2)

João Batista foi o grande missionário de Jesus porque o “ [...] verdadeiro missionário de Deus tem de justificar, pela sua superioridade, pelas suas virtudes, pela grandeza, pelo resultado e pela influência moralizadora de suas obras, a missão de que se diz portador.”
(KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. 21, item 9)

E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. (NT - Mateus, 3:11)
Em verdade eu vos digo, dentre os que nasceram de mulher, não surgiu ninguém maior que João, o Batista. (Mateus 11,11).

João Batista batizava com água aos  que desejavam converter-se, porque esse era um ritual judaico, mas dizia que após ele viria quem os batizaria com fogo, ou seja, Jesus. No Espiritismo não existe batismo nem qualquer outro ritual. (FEB)



Comentários