Reunião Publica (313) - O Evangelho Segundo o Espiritismo

Ano X - 11/09/2016

INTRODUCAO

IV - SÓCRATES E PLATÃO, PRECURSORES DA IDÉIA CRISTÃ E DO
ESPIRITISMO
Do fato de haver Jesus conhecido a seita dos essênios, fora errôneo concluir-se que a sua
doutrina hauriu-a ele na dessa seita e que, se houvera vivido noutro meio, teria professado
outros princípios. As grandes idéias jamais irrompem de súbito. As que assentam sobre a
verdade sempre têm precursores que lhes preparam parcialmente os caminhos. Depois, em
chegando o tempo, envia Deus um homem com a missão de resumir, coordenar e completar
os elementos esparsos, de reuni-los em corpo de doutrina. Desse modo, não surgindo
bruscamente, a idéia, ao aparecer, encontra espíritos dispostos a aceitá-la. Tal o que se deu
com a idéia cristã, que foi pressentida muitos séculos antes de Jesus e dos essênios, tendo por
principais precursores Sócrates e Platão.
Sócrates, como o Cristo, nada escreveu, ou, pelo menos, nenhum escrito deixou. Como o
Cristo, teve a morte dos criminosos, vítima do fanatismo, por haver atacado as crenças que
encontrara e colocado a virtude real acima da hipocrisia e do simulacro das formas; por haver,
numa palavra, combatido os preconceitos religiosos. Do mesmo modo que Jesus, a quem os
fariseus acusavam de estar corrompendo o povo com os ensinamentos que lhe ministrava,
também ele foi acusado, pelos fariseus do seu tempo, visto que sempre os houve em todas as
épocas, por proclamar o dogma da unidade de Deus, da imortalidade da alma e da vida futura.
Assim como a doutrina de Jesus só a conhecemos pelo que escreveram seus discípulos, da de
Sócrates só temos conhecimento pelos escritos de seu discípulo Platão. Julgamos conveniente
resumir aqui os pontos de maior relevo, para mostrar a concordância deles com os princípios
do Cristianismo.(…)

Resumo da doutrina de Sócrates e de Platão

Comentários