Reunião Publica (266) - 150 anos do Livro o Céu e o Inferno

Ano IX - 11/10/2015

Nesta noite contamos com a participação de Armando Falconi, fundador da FEAK – “Fundação Espírita Allan Kardec” – que posssui diversas obras sociais em Juiz de Fora, MG entre elas: AMAB – “Assistência Maternal Anita Borela” – que promove e atende gestantes e famílias em situação de risco social; SOS-PRECES, serviço de atendimento telefônico através do número (32) 3236-1122; o GVV – “Grupo de Valorização da Vida”.

Falconi viaja pelo Brasil e no extorior trabalhando na divulgação da Doutrina Espírita. Em especial neste encontro falou-nos sobre o Livro o Céu e o Inferno, ano em que comemoramos 150 anos desta obra, codificada por Allan Kardec.

Esta é a quarta das cinco obras básicas que compõem a Codificação do Espiritismo. Seu principal escopo é explicar a justiça de Deus à luz da Doutrina Espírita. Objetiva demonstrar a imortalidade do Espírito e a condição que ele usufruirá no mundo espiritual, como conseqüência de seus próprios atos. Divide-se a obra em duas partes:

A primeira parte estabelece um exame comparado das doutrinas religiosas sobre a vida após a morte; mostra fatos como a morte de crianças, seres nascidos com deformações, acidentes coletivos e uma gama de problemas que só a imortalidade da alma e a reencarnação explicam satisfatoriamente. Kardec procura elucidar temas como: anjos, céu, demônios, inferno, penas eternas, purgatório, temor da morte, a proibição mosaica sobre a evocação dos mortos, etc. Apresenta também a explicação espírita contrária à doutrina das penas eternas.

A segunda parte, resultante de um trabalho prático, reúne exemplos acerca da situação da alma durante e após a desencarnação. São depoimentos de criminosos arrependidos, de espíritos endurecidos, de espíritos felizes, medianos, sofredores, suicidas e em expiação terrestre.

Comentários