Reunião de Estudo: Lar Espírita Cristão

“O Lar Espirita é um templo de trabalho educativo e de solidariedade humana” ou ainda, é a “universidade da alma” EMMANUEL.

Allan Kardec depois da terceira viagem por varias cidades da França no ano de 1862, ja afirmava: ”Há algum tempo consituiram-se alguns grupos de especial carater e cuja multiplicação entusiasticamente desejamos encorajar. São os denominados grupos de ensino”.
Diz Herculano Pires: “O Lar Espirita se entranha naturalmente na comunidade, é parte dela, um órgão ativo e operante da estrutura social. Por mais humildade e simples que seja, é uma fonte de consolações, um posto de orientação para os que se aturdem e se transviam, mãos amigas estendidas na benção do passe, canal sempre aberto da caridade e do amor. Mas é também a trincheira serena da Verdade, o tribunal que não condena, mas ajuda e absolve através de esclarecimento espiritual. Os que buscam a paz e a esperança encontram nele a compreeensão que pacifica o espírito e a razão que justifica a fé nas provas da Verdade.

A PALAVRA ILUMINADA DE EMMANUEL SOBRE O LAR ESPIRITA ATRAVES DE CHICO XAVIER
O “Lar Espirita, por mais humilde, é sempre um santuário de renovação mental na direção da vida superior.
Nenhum de nós que serve, embora com a simples presença a uma instituição dessa natureza, deve esquecer a dignidade do encargo recebido e a elevação do sacerdócio que nos cabe. Nesse sentido, é sempre lastimável duvidar da essência divina da nossa tarefa.
O ensejo de conhecer, iluminar, contribuir, criar e auxiliar que uma organização nesses moldes nos faculta, procede invariavelmente de algum ato de amor ou de alguma sementeira de simpatia que nosso Espírito, ainda não burilado, deixou a distância, no pretérito escuro que até agora nao resgatamos de todo.
Um Lar Espírita é uma escola onde podemos aprender e ensinar, plantar o bem e recolher-lhe as graças, aprimorar-nos e aperfeiçoar os outros, na senda eterna.
Quando se abrem as portas de um templo espírita cristão ou de um santuário doméstico, dedicado ao culto do Evangelho, uma luz acende-se nas trevas da ignorancia humana e atraves dos raios benfazejos desse ato de fraternidade e conhecimento, que brilha para o bem da comunidade, os homens que dele se avizinham, ainda que nao desejem, caminham, sem perceber, para a vida melhor (mensagem recebida em 19/04/50 em Pedro Leopoldo-MG)”.

ENTENDE-SE EM SENTIDO AMPLO QUE OS OBJETIVOS DE UM LAR ESPIRITA SAO:
- Promover o estudo metódico e sistemático e a explanação da Doutrina Espirita codificada por Kardec; do Evangelho, segundo a Doutrina Espírita.Toda transformação real e duradoura da humanidade deve partir da educação, mas de uma educação livre e afetiva, que desenvolva os seres humanos, integralmente.
- Dar assistência espiritual: o Espiritismo demonstrou a comunicabilidade e a interação do mundo espiritual com o mundo físico. Nada mais natural, pois, que no Lar Espírita se processe a assistência espiritual a encarnados e desencarnados; Promovendo o estudo da mediunidade, visando oferecer orientação segura para as atividades mediunicas, evitando a idolatria mediunica reunindo-se para o estudo da Doutrina, cultivando a mediunidade de maneira racional, controlada, mas democratica, com a participação dinamica de todos, onde os Espiritos ainda atrasados possam ser educados e os espíritos mais adiantados ajudem na educação de todos.
- Desenvolver e estimular a vivência cristã:o Espiritismo nao criou moral diferente da que nos trouxe o mestre Jesus nos Evangelhos. Allan Kardec,ao receber dos Espíritos os principios filosóficos codificados em “O Livros dos Espiritos”, aplicou-se a interpretação dos Evangelhos e elaborou o “Evangelho Segundo o Espiritismo” a obra fundamental da Moral ou Ética Cristã a luz da Razão.
- Todo Espirita deve se engajar em sua própria auto-educacao, procurando desenvolver todas as suas potencialidades. O que implica em procurar cultivar o bem desinteressado, ampliando seu horizonte cultural e vivendo interexistencialmente.
- Todo Espírita, deve se comprometer com a educação da humanidade. No lar, no trabalho, nas reuniões Espíritas e sociais, sem autoritarismo mas com amor, se empenhando pelo progresso do próximo, sem ferir a liberdade de ninguém.
- Promover a evangelização da criança a luz da Doutrina Espirita.
- Incentivar e orientar o jovem para o estudo e a prática da Doutrina espírita e favorecer-lhe a integração na tarefa do Lar Espirita.
- Promover a divulgação da Doutrina.
- Manter um trabalho de atendimento fraterno através do diálogo, com orientação e esclarecimento aos necessitados que busquem o estudo.
- Promover o servico assistêncial, assegurando suas características (beneficiente,preventiva e promocional), conjugando ajuda material e espiritual, fazendo com que este serviço se desenvolva concomitantemente com as necessidades de evangelização.
- Orientar e incentivar a prática do Evangelho no Lar.

Entender Kardec, é entender o Espiritismo, pois a obra é reflexo do homem. Espelhando-se nele como medida de bom senso e o exemplo de equilíbrio, que propos com seu gênio, novas maneiras de conhecer a realidade e existir no mundo.
Em sumo compreender a Doutrina Espirita de forma real sem ilusões, rituais, dogmas ou imposições. Sermos livres para saber escolher e decidir pelas nossas mudanças que nos guiarão para o progresso moral evolutivo aproximando-nos a perfeição almejada.
Nao sermos inertes, passivos, limitando-nos somente a ouvir mas sim, começarmos a agir para praticarmos o que acreditamos: O AMOR FRATERNAL E UNIVERSAL.

O Lar Espirita devera ser um campo destinado a vivência da moral cristã, projetando-a na vida em sociedade.

Comentários