Novo Testamento - Domingo, 07/02/2010

Matheus, capítulo 27, versículo 24;32

(24). Mas vendo Pilatos que nada consegue, antes surgia um tumulto, tomando água lavou as mãos diante do povo, dizendo: Sou impune do sangue deste; vede vós. (25). E respondendo todo o povo disse: O sangue dele caia sobre nós e sobre nossos filhos. (26). Então soltou-lhes Barabas e, tendo flagelado Jesus, entregou-o para que fosse crucificado. (27)E logo os soldados do presidente, conduzindo Jesus a audiência, reunindo junto dele toda a corte. (28) E despindo-o cobriram com uma capa escarlate. (29) E tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lhe na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos Judeus. (30) E, cuspindo nele, tiraram-lhe a cana e batiam-lhe com ela na cabeça. (31). E quando o escarneceram, despiram-lhe a capa e vestiram-no com sua veste e levaram-no para ser crucificado. (32). Tendo saído, encontraram um homem cireneu, de nome Simão, a quem obrigaram a a levar a sua cruz.

Baseado no Livro: Fonte Viva, de Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Emmanuel
Após Jesus

A multidão que rodeava o Mestre, no dia supremo, era enorme. Achavam-se ali os gozadores impenitentes do mundo, os campeões da usura, os escarnecedores, os ignorantes, os espíritos fracos que reconheciam a superioridade do Cristo e temiam anunciar as próprias convicções, os amigos vacilantes do Evangelho, as testemunhas acovardadas, os beneficiados pelo Divino Médico, que se ocultavam, medrosos, com receio de sacrifícios...
Mas um estrangeiro, instado pelo povo, aceitou o madeiro, embora constrangido, e seguiu carregando-o, após Jesus.
A lição, entretanto, seria legada aos séculos do futuro...
O mundo ainda é uma Jerusalém enorme, congregando criaturas dos mais variados matizes, mas se te aproximas do Evangelho, com sinceridade e
fervor, colocam-te a cruz sobre o coração.
Daí em diante, serás compelido às maiores demonstrações de
renúncia, raros te observarão o cansaço e a angustia e, não obstante a tua condição de servidor, com os mesmos problemas dos outros, exigir-te-ão espetáculos de humildade e resistência, heroísmo e lealdade ao bem.
Sofre e trabalha, de olhos voltados para a Divina Luz. Do Alto descerão para o teu espírito as torrentes invisíveis das fontes celestes, e vencerás com valorosidade.
Por enquanto, a cruz ainda é o sinal dos aprendizes fiéis.
________________
"1. Além disso, descobrimos outra lição prática: a da ajuda e do serviço, que qualquer ser humano deve prestar a seu semelhante, sobretudo nos momentos de maior necessidade e angústia. Não nos é lícito deixar que cada um suporte sozinho o peso de sua cruz, quando nos seja possível dar um auxílio efetivo, ainda que isso seja pesado para nós, - como o foi a Simão o ter de carregar, por meio quilômetro, a trave horizontal da cruz de Jesus.
2. Se podemos e devemos ajudar a carregar a cruz dos semelhantes, não nos cabe ser crucificados em seu lugar: nem os Mestres podem substituir-se a seus discípulos, embora os auxiliem na caminhada, aliviando-os do peso excessivo que os esmagaria." - Carlos Torres Pastorino-Sabedorias do Evangelho

Comentários