Novo Testamento - Domingo, 07/03/2010

Mateus Capítulo 27 versículo 57 a 66

(57) E vinda já a tarde, chegou um homem rico de arimatéia, por nome José, que também era discípulo de Jesus. (58). Este foi ter com Pilatos, e pediu-lhe o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que o corpo lhe fosse dado. (59) E José tomando o corpo envolveu-o num fino e limpo lençol, (60) E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, foi-se. (61) E estavam ali Maria Madalena e a outra Maria, assentadas defronte do sepulcro. (62) E no dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se o princípe dos sacerdotes e os fariseus em casa de Pilatos, (63) dizendo: Senhor, lembramo-nos de aquele enganador, vivendo ainda disse: Depois de três dias ressucitarei. (64) Manda pois que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, não se dê o caso que os seus discípulos vão de noite, e furtem, e digam ao povo: Ressuscitou dentre os mortos, e assim o último erro será pior do que o primeiro. (65) E disse-lhes, Pilatos: Tendes a guarda, ide, guardai-o como entenderes. (66) E indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda selando a pedra.

O Evangelho Segundo o Espiritismo - Allan Kardec - Capítulo IV - NASCER DE NOVO
Ressureição e Reencarnação

A reencarnação fazia parte dos dogmas dos judeus, sob o nome de ressurreição. Só os saduceus, cuja crença era a de que tudo acaba com a morte, não acreditavam nisso. As idéias dos judeus sobre esse ponto, como sobre muitos outros, não eram claramente definidas, porque apenas tinham vagas e incompletas noções acerca da alma e da sua ligação com o corpo. Criam eles que um homem que vivera podia reviver, sem saberem precisamente de que maneira o fato poderia dar-se. Designavam pelo termo ressurreição o que o Espiritismo, mais judiciosamente, chama reencarnação. Com efeito, a ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde muito tempo dispersos e absorvidos. A reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem de comum com o antigo. A palavra ressurreição podia assim aplicar-se a Lázaro, mas não a Elias, nem aos outros profetas. Se, portanto, segundo a crença deles, João Batista era Elias, o corpo de João não podia ser o de Elias, pois que João fora visto criança e seus pais eram conhecidos. João, pois, podia ser Elias reencarnado, porém, não ressuscitado.
A idéia de que João Batista era Elias e de que os profetas podiam reviver na Terra se nos depara em muitas passagens dos Evangelhos. Se fosse errônea essa crença, Jesus não houvera deixado de a combater, como combateu tantas outras. Longe disso, ele a sanciona com toda a sua autoridade e a põe por princípio e como condição necessária, quando diz: "Ninguém pode ver o reino de Deus se não nascer de novo." E insiste, acrescentando: Não te admires de que eu te haja dito ser preciso nasças de novo.

"Reponhamos a morte em seu lugar de processo renovador e enchei-vos de confiança no futuro, multiplicando as sementeiras de afeições e serviços santificantes. Quando perderdes temporariamente a companhia direta de um ente amado,recordai as palavras do Cristo". Emmanuel - Francisco Candido Xavier

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