Postagens

Mostrando postagens de janeiro, 2014

Reunião Publica (182) - Livros dos Espíritos

Ano IX - 26/01/2014 PARTE 2ª - CAPÍTULO V CONSIDERAÇÕES SOBRE A PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS Este capítulo é muito longo, vale consultar diretamente a obra citada. É relativo a consideração de Kardec abrangendo as principais questões relativas a reencarnação. Sendo assim, neste domingo tivemos apenas o estudo do Livro do Espíritos, não realizando o Estudo do Evangelho.

Reunião Publica (181): O Evangelho Segundo o Espiritismo

Ano IX - 19/01/2014 CAPÍTULO XVI - NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON Utilidade providencial da riqueza. Provas da riqueza e da miséria 7. Se a riqueza houvesse de constituir obstáculo absoluto à salvação dos que a possuem, conforme se poderia inferir de certas palavras de Jesus, interpretadas segundo a letra e não segundo o espírito, Deus, que a concede, teria posto nas mãos de alguns um instrumento de perdição,sem apelação nenhuma, idéia que repugna à razão. Sem dúvida, pelos arrastamentos a que dá causa, pelas tentações que gera e pela fascinação que exerce, a riqueza constitui uma prova muito arriscada, mais perigosa do que a miséria. É o supremo excitante do orgulho, do egoísmo e da vida sensual. E o laço mais forte que prende o homem à Terra e lhe desvia do céu os pensamentos. Produz tal vertigem que, muitas vezes, aquele que passa da miséria à riqueza esquece de pronto a sua primeira condição, os que com ele a partilharam, os que o ajudaram, e faz-se insensível, eg

Reunião Publica (181) - Livros dos Espíritos

Ano IX - 19/01/2014 PARTE 2ª - CAPÍTULO IV - DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS Ideias Inatas 221. Dever-se-ão atribuir a uma lembrança retrospectiva o sentimento instintivo que o homem, mesmo quando selvagem, possui da existência de Deus e o pressentimento da vida futura? “É uma lembrança que ele conserva do que sabia como Espírito antes de encarnar.Mas, o orgulho amiudadamente abafa esse sentimento.” a) - Serão devidas a essa mesma lembrança certas crenças relativas à Doutrina Espírita, que se observam em todos os povos? “Esta doutrina é tão antiga quanto o mundo; tal o motivo por que em toda parte a encontramos, o que constitui prova de que é verdadeira. Conservando a intuição do seu estado de Espírito, o Espírito encarnado tem, instintivamente, consciência do mundo invisível, mas os preconceitos bastas vezes falseiam essa idéia e a ignorância lhe mistura a superstição.”

Reunião Publica (180) - Livros dos Espíritos (Q.219 e Q.220)

Ano IX - 12/01/2014 DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS Ideias Inatas 219. Qual a origem das faculdades extraordinárias dos indivíduos que, sem estudo prévio, parecem ter a intuição de certos conhecimentos, o das línguas, do cálculo, etc.? “Lembrança do passado; progresso anterior da alma, mas de que ela não tem consciência. Donde queres que venham tais conhecimentos? O corpo muda, o Espírito, porém, não muda, embora troque de roupagem.” 220. Pode o Espírito, mudando de corpo, perder algumas faculdades intelectuais, deixar de ter, por exemplo, o gosto das artes? “Sim, desde que conspurcou a sua inteligência ou a utilizou mal. Depois, uma faculdade qualquer pode permanecer adormecida durante uma existência, por querer o Espírito exercitar outra, que nenhuma relação tem com aquela. Essa, então, fica em estado latente, para reaparecer mais tarde.”

Reunião Publica (180): O Evangelho Segundo o Espiritismo

Ano IX - 12/01/2014 NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON Parábola dos talentos 6. O Senhor age como um homem que, tendo de fazer longa viagem fora do seu país, chamou seus servidores e lhes entregou seus bens. - Depois de dar cinco talentos a um, dois a outro e um a outro, a cada um segundo a sua capacidade, partiu imediatamente. - Então, o que recebeu cinco talentos foi-se, negociou com aquele dinheiro e ganhou cinco outros. - O que recebera dois ganhou, do mesmo modo, outros tantos. Mas o que recebera um cavou um buraco na terra e aí escondeu o dinheiro de seu amo. - Passado longo tempo, o amo daqueles servidores voltou e os chamou a contas. - Veio o que recebera cinco talentos e lhe apresentou outros cinco, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; aqui estão, além desses, mais cinco que ganhei. - Respondeu-lhe o amo: Servidor bom e fiel; pois que foste fiel em pouca coisa, confiar-teei muitas outras; compartilha da alegria do teu senhor. - O que recebera dois tal

Reunião Publica (179) Primeira do Ano - Saúde Parte I

Ano IX - 05/01/2014 Sob o tema "Doenças e curas - sob a ótica Espírita" abrimos nossa primeira reunião de 2014, com a casa cheia! Apoiados no Evangelho de Jesus nos contando sobre a cura de Lázaro, e amparados pela literatura de nosso amigo Dr. Andrei Moreira em seus livros "Cura e Auto-Cura"; "Autoamor e outras potencias da alma" pelo Espírito Dias da Cruz, estreiamos o ano novo, desejando muita saude para o corpo e para a alma! Fizeram parte do nosso estudo o irmão Eldimir Junior e Maura Moraes trazendo seus depoimentos apos cirurgia espiritual na Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia/GO.