Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2010

Reunião de Estudo: Livro dos Espíritos (35)

Ano VI - 28/11/2010 CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO Diversidade das raças humanas 52. Donde provêm as diferenças físicas e morais que distinguem as raças humanas na Terra? “Do clima, da vida e dos costumes. Dá-se aí o que se dá com dois filhos de uma mesma mãe que, educados longe um do outro e de modos diferentes, em nada se assemelharão, quanto ao moral.” 53. O homem surgiu em muitos pontos do globo? “Sim e em épocas várias, o que também constitui uma das causas da diversidade das raças. Depois, dispersando-se os homens por climas diversos e aliando-se os de uma aos de outras raças, novos tipos se formaram.” a) - Estas diferenças constituem espécies distintas? “Certamente que não; todos são da mesma família. Porventura as múltiplas variedades de um mesmo fruto são motivo para que elas deixem de formar uma só espécie?” 54. Pelo fato de não proceder de um só indivíduo a espécie humana, devem os homens deixar de considerar-se irmãos? “Todos os homens são irmãos em Deus, porque são animados pel

Reunião de Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo (35)

Ano VI - 21/11/2010 CAPÍTULO IV - NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO 7. Estas palavras: Se um homem não renasce do água e do Espírito foram interpretadas no sentido da regeneração pela água do batismo. O texto primitivo, porém, rezava simplesmente: não renasce da água e do Espírito, ao passo que nalgumas traduções as palavras - do Espírito - foram substituídas pelas seguintes: do Santo Espírito, o que já não corresponde ao mesmo pensamento. Esse ponto capital ressalta dos primeiros comentários a que os Evangelhos deram lugar, como se comprovará um dia, sem equívoco possível. (1) 8. Para se apanhar o verdadeiro sentido dessas palavras, cumpre também se atente na significação do termo água que ali não fora empregado na acepção que lhe é própria. Muito imperfeitos eram os conhecimentos dos antigos sobre as ciências físicas. Eles acreditavam que a Terra saíra das águas e, por isso, consideravam a água como elemento gerador absoluto. Assim é que na Gênese se lê: "

Psicografia: Nossos Bens - 14/11/2007

Nesta vida contentem-se em levar somente aquilo que puderem carregar junto á vossos espíritos para que possam continuar no caminho da evolução. Os bens materiais redirecionem aos que te seguem para que com estas ferramentas possam também alcançar seus objetivos enquanto encarnados. O que é mais importante para cada um de nós é poder levar o bom exemplo alheio e dar aos nossos próximos também, tudo aquilo que representa as boas virtudes para que possam despertar no que lhes é necessário para que possam evoluir. Lembrai-vos que, tudo que possuem e alcançam nada mais é do que um empréstimo que vem do Pai através de seus mensageiros para que possam concluir aquilo que aqui vieram fazer. Se assim pensarem e realizarem que a vida material não é para sempre e sim transitória, no momento de seus desenlaces, facilitarão a separação da matéria para que sejam ajudados a ver os próximos passos a serem dados. Que Deus os abençoe e proteja sempre. De um espírito amigo.

Reunião de Estudo: Livro dos Espíritos (34)

Ano VI - 21/11/2010 CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO Povoamento da Terra. Adão 50. A espécie humana começou por um único homem? “Não; aquele a quem chamais Adão não foi o primeiro, nem o único a povoar a Terra.” 51. Poderemos saber em que época viveu Adão? “Mais ou menos na que lhe assinais : cerca de 4.000 anos antes do Cristo.” O homem, cuja tradição se conservou sob o nome de Adão, foi dos que sobreviveram, em certa região, a alguns dos grandes cataclismos que revolveram em diversas épocas a superfície do globo, e se constituiu tronco de uma das raças que atualmente o povoam. As leis da Natureza se opõem a que os progressos da Humanidade, comprovados muito tempo antes do Cristo, se tenham realizado em alguns séculos, como houvera sucedido se o homem não existisse na Terra senão a partir da época indicada para a existência de Adão. Muitos, com mais razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras idades do mundo.

Reunião de Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo (34)

Ano VI - 21/11/2010 CAPÍTULO IV - NINGUÉM PODERÁ VER O REINO DE DEUS SE NÃO NASCER DE NOVO 1. Jesus, tendo vindo às cercanias de Cezaréia de Filipe, interrogou assim seus discípulos: “Que dizem os homens, com relação ao Filho do Homem? Quem dizem que eu sou?” - Eles lhe responderam: “Dizem uns que és João Batista; outros, que Elias; outros, que Jeremias, ou algum dos profetas.” - Perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?” - Simão Pedro, tomando a palavra, respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” - Replicou-lhe Jesus: “Bem-aventurado és, Simão, filho de Jonas, porque não foram a carne nem o sangue que isso te revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.” (S. Mateus, cap. XVI, vv. 13 a 17; S. Marcos, cap. VIII, vv. 27 a 30.) 2. Nesse ínterim, Herodes, o Tetrarca, ouvira falar de tudo o que fazia Jesus e seu espírito se achava em suspenso - porque uns diziam que João Batista ressuscitara dentre os mortos; outros que aparecera Elias; e outros que uns dos antigos profeta

Psicografia: Para minha mãe - 14/11/2010

Oh mãe querida que a paz esteja contigo, e eu possa ser sua servidora hoje e sempre. O amor que te devoto é duradouro e eterno. E se prolongará pelos anos a fio. Que meus pensamentos possam se valer de alimento para a tua paz. Que possam se valer de alimento e sustento para o teu trabalho. Que você como filha de Nosso Senhor, possa também devotar-lhe o trabalho necessário que vai te auxiliar na tua evolução, no teu aperfeiçoamento fazendo do teu labor o resultado esperado. Vejo-te nos campos, no celeiro, na roça. Plantando, debulhando, vejo-te contemplando o tempo que passa, mas também preocupada com o andamento da vida. Tenha fé! Mantenha-se no trabalho. O amor que te devoto te auxilia a caminhar, mas é o AMOR e a MISERICÓRDIA do Pai que te faz caminhar á frente em progresso e evolução.

Reunião de Estudo: O Livro dos Espíritos (33)

Ano VI - 14/11/2010 CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO 47. A espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos contidos no globo terrestre? “Sim, e veio a seu tempo. Foi o que deu lugar a que se dissesse que o homem se formou do limo da terra.” 48. Poderemos conhecer a época do aparecimento do homem e dos outros seres vivos na Terra? “Não; todos os vossos cálculos são quiméricos.” 49. Se o gérmen da espécie humana se encontrava entre os elementos orgânicos do globo, por que não se formam espontaneamente homens, como na origem dos tempos? “O princípio das coisas está nos segredos de Deus. Entretanto, pode dizer-se que os homens, uma vez espalhados pela Terra, absorvem em si mesmos os elementos necessários à sua própria formação, para os transmitir segundo as leis da reprodução. O mesmo se deu com as diferentes espécies de seres vivos.”

Reunião de estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo (33)

Ano VI - 14/11/2010 Capítulo III - Há muitas moradas na casa de meu Pai Instruções dos Espíritos Progressão dos mundos 19. O progresso é lei da Natureza. A essa lei todos os seres da Criação, animados e inanimados, foram submetidos pela bondade de Deus, que quer que tudo se engrandeça e prospere. A própria destruição, que aos homens parece o termo final de todas as coisas, é apenas uni meio de se chegar, pela transformação, a um estado mais perfeito, visto que tudo morre para renascer e nada sofre o aniquilamento. Ao mesmo tempo que todos os seres vivos progridem moralmente, progridem materialmente os mundos em que eles habitam. Quem pudesse acompanhar um mundo em suas diferentes fases, desde o instante em que se aglomeraram os primeiros átomos destinados e constituí-lo, vê-lo-ia a percorrer uma escala incessantemente progressiva, mas de degraus imperceptíveis para cada geração, e a oferecer aos seus habitantes uma morada cada vez mais agradável, à medida que eles próprios avançam na s

Psicografia: Filhos - 07/11/2010

Quem são nossos filhos? Cada um de nós aqui é filho, pai, mãe. São muitas as nossas encarnações e a todo o tempo juntos estamos convivendo entre nós. Conhecendo nossas dívidas, nossas críticas, nossas dores, nossas injúrias. Filhos somos todos nós nos momentos em que olhamos o Pai e buscamos a luz e o entendimento. Pai, onde estás para o nosso consolo? Pai, por que tantas vezes nós demoramos a te buscar enquanto tu sempre conosco estas. Lado a lado, cuidando, orientando, encaminhando. Filhos, quantos temos ao nosso redor? Filhos, quantos temos ainda para cuidar? O filho não tem idade, não tem cor, nem status social. Ele é filho e nem sempre sabe nos pedir o auxílio, mas gostaria muito de ver em nós o pai que acaricia, que consola. Olhe para o seu irmão e veja nele o filho que precisa do teu apoio do teu amparo. Reflexão meu irmão! Filhos e pais escutais. Amém! Jesus em ti!

Reunião de Estudo: O Livro dos Espíritos (32)

Ano VI - 07/11/2010 CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO Formação dos seres vivos 43. Quando começou a Terra a ser povoada? “No começo tudo era caos; os elementos estavam em confusão. Pouco a pouco cada coisa tomou o seu lugar. Apareceram então os seres vivos apropriados ao estado do globo.” 44. Donde vieram para a Terra os seres vivos? “A Terra lhes continha os germens, que aguardavam momento favorável para se desenvolverem. Os princípios orgânicos se congregaram, desde que cessou a atuação da força que os mantinha afastados, e formaram os germens de todos os seres vivos. Estes germens permaneceram em estado latente de inércia, como a crisálida e as sementes das plantas, até o momento propício ao surto de cada espécie. Os seres de cada uma destas se reuniram, então, e se multiplicaram.” 45. Onde estavam os elementos orgânicos, antes da formação da Terra? “Achavam-se, por assim dizer, em estado de fluido no Espaço, no meio dos Espíritos, ou em outros planetas, à espera da criação da Terra para co

Reunião de estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo (32)

Ano VI - 07/11/2010 Capítulo III - Há muitas moradas na casa de meu Pai Instruções dos Espíritos Mundos regeneradores 16. Entre as estrelas que cintilam na abóbada azul do firmamento, quantos mundos não haverá como o vosso, destinados pelo Senhor à expiação e à provação! Mas, também os há mais miseráveis e melhores, como os há de transição, que se podem denominar de regeneradores. Cada turbilhão planetário, a deslocar-se no espaço em torno de um centro comum, arrasta consigo seus mundos primitivos, de exílio, de provas, de regeneração e de felicidade. Já se vos há falado de mundos onde a alma recém-nascida é colocada, quando ainda ignorante do bem e do mal, mas com a possibilidade de caminhar para Deus, senhora de si mesma, na posse do livre-arbítrio. Já também se vos revelou de que amplas faculdades é dotada a alma para praticar o bem. Mas, ah! há as que sucumbem, e Deus, que não as quer aniquiladas, lhes permite irem para esses mundos onde, de encarnação em encarnação, elas se depura

Reunião de Estudo: Livro dos Espíritos (31)

Ano VI - 30/10/2010 CAPÍTULO III - DA CRIAÇÃO Formação dos mundos O Universo abrange a infinidade dos mundos que vemos e dos que não vemos, todos os seres animados e inanimados, todos os astros que se movem no espaço, assim como os fluidos que o enchem. 37. O Universo foi criado, ou existe de toda a eternidade, como Deus? “É fora de dúvida que ele não pode ter-se feito a si mesmo. Se existisse, como Deus, de toda a eternidade, não seria obra de Deus.” Diz-nos a razão não ser possível que o Universo se tenha feito a si mesmo e que, não podendo também ser obra do acaso, há de ser obra de Deus. 38. Como criou Deus o Universo? “Para me servir de uma expressão corrente, direi: pela sua Vontade. Nada caracteriza melhor essa vontade onipotente do que estas belas palavras da Gênese - “Deus disse: Faça-se a luz e a luz foi feita.” 39. Poderemos conhecer o modo de formação dos mundos? “Tudo o que a esse respeito se pode dizer e podeis compreender é que os mundos se formam pela condensação da mat

Reunião de Estudo: O Evangelho Segundo o Espiritismo (31)

Ano VI - 31/10/2010 Capítulo III - Há muitas moradas na casa de meu Pai Instruções dos Espíritos Mundos de expiações e de provas 13. Que vos direi dos mundos de expiações que já não saibais, pois basta observeis o em que habitais? A superioridade da inteligência, em grande número dos seus habitantes,indica que a Terra não é um mundo primitivo, destinado à encarnação dos Espíritos que acabaram de sair das mãos do Criador. As qualidades inatas que eles trazem consigo constituem a prova de que já viveram e realizaram certo progresso. Mas,também, os numerosos vícios a que se mostram propensos constituem o índice de grande imperfeição moral. Por isso os colocou [)eus num mundo ingrato, para expiarem aí suas faltas, mediante penoso trabalho e misérias da vida, até que hajam merecido ascender a um planeta mais ditoso. 14. Entretanto, nem todos os Espíritos que encarnam na Terra vão para aí em expiação. As raças a que chamais selvagens são formadas de Espíritos que apenas saíram da infância e